Após um financiamento coletivo problemático e mal sucedido ano passado, agora uma nova editora tentará trazer ao Brasil o famoso RPG A Lenda dos Cinco Anéis.
No final do ano passado a editora Oráculo tentou lançar através de financiamento coletivo A Lenda dos Cinco Anéis (Legend of Five Rings), mas uma série de problemas fez com que o financiamento coletivo não obtivesse sucesso.
Agora, a Tecnofantasy Editora e Estúdio está tentando lançar este que é um dos mais aclamados jogos de RPG de todos os tempos. Novamente será através de financiamento coletivo, que segundo a editora iniciará ainda hoje através do site Idea.me.
Vejam abaixo o vídeo de divulgação do financiamento coletivo:
A Lenda dos Cinco Anéis é bastante conhecido no Brasil tanto por livros que foram importados como uma tradução pirata que ainda circula por aí.
A Lenda dos Cinco Anéis (ou Legend of the Five Rings) é o RPG de samurais mais jogado e amado que existe, uma certa vez um colega meu descreveu como sendo o Vampiro: A Mascara de samurais, nos áureos tempos em que vampiros não cintilavam ao sol.
O sistema que utiliza uma profusão de dados de dez faces (d10) lembra bem de longe o findo storyteller, mas na minha humilde opinião é mais rápido, fluído e fácil de aprender. Se você acha que o jogo é somente sacar a katana e sair por aí matando outros samurais você está bastante enganado.
Além de ter um sistema de combate extremamente mortal, A Lenda dos Cinco Anéis pega bastante pesado na interpretação do personagem, já que o samurai além de guerreiro é um pensador e um homem da corte, envolvido em intrigas políticas e sociais.
Este jogo já havia saído no Brasil travestido do não tão bom Aventuras Orientais para o D&D 3ª Edição, que utilizava o cenário de Rokugan como pano de fundo. Mas desta vez será lançado o jogo no formato e sistema originais.
Como eu afirmei anteriormente, A Lenda dos Cinco Anéis foi um dos poucos jogos ambientados em um suposto Japão Feudal que eu realmente gostei de jogar.
O que me preocupa quanto a esta campanha é o fato de que o financiamento coletivo anterior foi extremamente conturbado e nebuloso, além do fato de o a Tecnofantasy não possui histórico de jogos lançados anteriormente que nos dê uma noção do padrão de qualidade dos seus produtos.
Desta forma, uma editora sem experiência em jogos menores (tanto na questão de produção, financiamento e suporte) partiu para o lançamento de um jogo que provoca muita expectativa no público.
Por enquanto a editora não divulgou maiores informações sobre o financiamento coletivo, mas assim que houverem mais novidades, divulgaremos por aqui.

O dono dessa editora nova é o mesmo da passada? Porque se for, vai ser mal sucedido de novo.
Aparentemente os donos são diferentes, mas o estúdio é o mesmo. Explico: pelo que sei a Tecnofantasy prestava serviços para a Oráculo e por algum motivo houve o rompimento e a Tecnofantasy levou os seus projetos e está tentando levá-los adiante. Portanto, é a mesma equipe que estava no projeto anterior.
Deu ruim, heim?
Mas pelo menos esse RPG será lançado em PT-BR, porém por outra editora…
Agora eu acredito que vá dar certo, eles estão fazendo um trabalho muito bom com o Yggdrasill e tem um outro excelente jogo pra sair por financiamento, fora que desta vez o L5R vai sair por pré-venda, o que é bem mais animador.